Diretrizes para Autores

Não há cobrança pelo processo de avaliação, editoração e publicação dos artigos. A ABDC trabalha com chamada para artigos de "fluxo contínuo".

Os autores devem cumprir as diretrizes que se seguem - sua não observância poderá implicar em não aceitação do artigo submetido. Eventualmente, a equipe editorial poderá orientar os autores a adequar o arquivo submetido aos padrões requeridos.

  1. O artigo deve ser inédito e redigido em português, inglês ou espanhol. Além de inédito, o artigo não deve estar em apreciação concomitante em nenhum outro periódico ou veículo de publicação, no todo ou em parte, no idioma original ou traduzido.
  2. O arquivo a ser enviado deve estar em formato .doc ou .docx; use somente a formatação padrão do texto. Os autores devem, obrigatoriamente, retirar sua identificação das propriedades do arquivo.
  3. O autor deve submeter dois arquivos:

3.1 Um arquivo contendo título, resumo e palavras chave em português e inglês, ou espanhol e inglês, corpo do texto e referências. A formatação do artigo deverá seguir as normas ABNT para artigos científicos. Atenção: esse arquivo não poderá conter nenhuma referência que permita identificar os autores, nem no corpo do artigo, nem nas propriedades do arquivo.

3.2 Um segundo arquivo, a ser submetido como suplementar, contendo, para cada um dos autores: nome completo, titulação máxima, instituição à qual se encontra filiado, contendo função que desempenha, a URL do Currículo Lattes, o ORCID, e e-mail. Neste mesmo arquivo, o autor poderá incluir agradecimentos, se desejar.

Nota: ORCiD (Open Researcher and Contributor iD) é um código alfanumérico (com formato de 16 dígitos separados em grupos de quatro por hifens: 0000-0000-0000-000X) não proprietário gratuito para identificar pesquisadores de pesquisas acadêmicas e evitar equívocos com pessoas de nomes idênticos ou semelhantes, inconsistências culturais por conta da grafia e incoerências por conta de alterações de nome. Permite observar a produção acadêmica e acompanhar a evolução e histórico do pesquisador.

  1. O arquivo com o corpo do texto deverá observar a seguinte formatação: espaço simples entrelinhas; fonte de 12-pontos; uso do itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas devem ser inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.
  2. O artigo deve conter o mínimo de 10 (dez) páginas, em papel tamanho A4, e no máximo 30 (trinta) páginas, incluídos título, resumo e palavras chave (nos dois idiomas solicitados), corpo do texto, notas de rodapé e referências.

Serão adotadas no máximo cinco palavras-chave em cada idioma. Elas devem se referir ao objeto de estudo do artigo e ao referencial teórico e/ou temática utilizada para análise.

  1. O Resumo e Abstract, devem conter cada, de 80 a 100 palavras. Devem incluir tema geral, problema de pesquisa, objetivos, e principais conclusões.
  2. As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando necessárias, devem se restringir a esclarecimentos adicionais ao texto, nunca para referências.
  3. A formatação de tabelas, quadros e figuras deverá seguir as orientações de formato conforme normas ABNT.
  4. As referências devem ser listadas ao final do texto e devem se restringir àquelas efetivamente citadas no artigo. Devem ser observadas as orientações de formato conforme normas ABNT. Não serão aceitas referências bibliográficas em notas de rodapé.
  5. No ato da submissão, todas as informações requeridas no sistema deverão ser devidamente preenchidas.
  6. Estrutura do texto: Os artigos devem incluir, além das seções de desenvolvimento do texto, introdução, conclusão e referências.
  7. ORCID ID: A Revista da ABDC incluirá em seus artigos o número iD do ORCID (http://orcid.org/) do (s) autor (es). Essas informações deverão ser apresentadas no envio do artigo, conforme as instruções contidas no item 3.2.

Em caso de dúvida, os autores poderão consultar a equipe editorial da Revista da ABDC pelo e-mail abdc@abdireitocivil.com.br.

Os textos, em português, inglês ou espanhol, devem ser enviados exclusivamente pela plataforma OJS.