Processo de Avaliação pelos Pares
Processo de avaliação dos artigos
A Equipe Editorial poderá rejeitar de forma sumária os artigos que não cumpram as regras editoriais relativas ao número de coautores, titulação, regras formais, ineditismo, adequação do tema ao foco e escopo da Revista.
Os artigos aprovados preliminarmente serão direcionados às avaliações por pares.
Quando o artigo for rejeitado na avaliação preliminar os autores serão comunicados pela Equipe Editorial que indicará os motivos da decisão. O autor poderá solicitar à Comissão Editorial o reexame da decisão. Artigos rejeitados podem ser apresentados para edição posterior, se mantido o ineditismo e corrigidas as deficiências indicadas.
Os artigos de autores internacionais, autores vinculados a ABDC e pareceristas colaboradores da Revista, quando o número de artigos a serem avaliados for superior à capacidade regular da Revista, terão preferência no encaminhamento da avaliação pelos pares.
Avaliação pelos pares
Após o controle preliminar pela Equipe Editorial, o trabalho será enviado pelo OJS, sem quaisquer elementos que permitam sua identificação, à análise por pareceristas anônimos, membros do corpo de avaliadores da Revista, para avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, seguindo o processo conhecido como double-blind peer review.
Na avaliação dos pareceristas, os trabalhos poderão ser rejeitados, aprovados ou aprovados com ressalvas (correções necessárias). Nesta última hipótese, o autor será informado das correções necessárias. O prazo para correção é de 15 (quinze) dias. A decisão final sobre a publicação do trabalho é da Comissão Editorial.
No caso de dois pareceres discordantes sobre a publicação a decisão será realizada pela Comissão Editorial, que fará a comunicação fundamentada ao autor das razões da rejeição quando for o caso.