Casamento homoafetivo: Um novo arranjo familiar inviabilizado pelo tribunal europeu de direitos humanos e a dominação do mito da modernidade

Autores

  • David Vieira de Sá
  • Gláucia Emanoelle Oliveira Batista

Palavras-chave:

Mito da Modernidade. Casamento Homoafetivo. Direitos Humanos.

Resumo

Neste artigo propomos compreender: as razões que levam um Tribunal Internacional a rejeitar, através de uma decisão, as novas ideias e configurações de família; conhecer a estrutura e o funcionamento do Tribunal Europeu de Direitos Humanos e seu raio de influência no cenário das cortes internacionais; expor as consequências que essa sentença pode trazer para o Brasil e discutir a importância do reconhecimento dos novos arranjos familiares, bem como o casamento homoafetivo enquanto direito humano. Com isso, este estudo aqui desenvolvido se constitui em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico documental sobre a relação entre o mito da modernidade com a inviabilidade do casamento homoafetivo pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Já o método de abordagem adotado é o dialético, em razão de ter como base situações contraditórias para analisar os aspectos de seu impedimento e as novas condições jurídicas daí advindas.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

SÁ, D. V. de; BATISTA, G. E. O. Casamento homoafetivo: Um novo arranjo familiar inviabilizado pelo tribunal europeu de direitos humanos e a dominação do mito da modernidade. Revista Científica da Academia Brasileira de Direito Civil, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://abdc.emnuvens.com.br/abdc/article/view/20. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos